segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Ser pobre não é crime, mas ajuda muito a chegar lá.

Millôr Fernandes (Brasil, 1923-2012).

* * *
 1
Falha-me a memória
porque recordo demasiado.
Lembro-me, por exemplo, que não fui.

...
10
As distâncias não medem o mesmo
de noite e de dia. Às vezes
há que esperar pelo escuro.



Roberto Juarroz (1925-1995), in Poesia Vertical.


* * *



1. Dijo el asno al mulo: arre allá, orejudo.

    (Diz o cavalo ao burro: arreda para lá, orelhudo.)

2. Caricias de puta y convites de tabernero, siempre cuestan dinero.

    (Carícias de puta e convites de taberneiro, custam sempre dinheiro.)


* * *

"...Bem galante, e certo proverbio he aquelle dos Gregos, que dis: Da guerra a pax, da pax a abundancia, da abundancia o ocio, do ocio a malicia, da malicia a guerra. Entre qualquer destas cousas me parecia a mim entremetter-se hum bom seculo de annos, mas os Portugueses querem-se parecer com Deos, querem em poucos dias faser muito, querem que o que havia de ser seculos sejão dias, porque na segunda feira ainda estavamos na guerra, na terça na pax, na quarta na abundancia, na quinta no ocio, na sexta na malicia, e no sabbado outra ves na guerra. Senhor, aquelle que aconselha guerra para lusimento da Magestade, não ama a Magestade, ama a guerra para lusimento proprio. ..."

Fr. Alexandre da Paixão, in Monstruosidades do Tempo e da Fortuna (pg. 174).

* * *

Um realizador de cinema faz apenas um filme, na sua vida. Depois, parte-o em bocadinhos e volta a fazê-lo.

Jean Renoir (1894-1979).


* * *


Sem comentários:

Enviar um comentário